Sabias que a febre não é uma doença? A febre é uma resposta do organismo perante alguma situação que seja anómala, sendo a mais frequente infeções por vírus ou bactérias. É um sinal que o corpo dá quando está a lutar contra uma infeção, sendo um sintoma muito comum nas crianças. Pode também surgir como reação a uma vacina, por exemplo, sendo uma situação benigna .
A avaliação da temperatura corporal em idade adulta é, preferencialmente, feita pela medição da temperatura axilar. Na idade pediátrica, varia consoante a idade da criança.
1
Até aos 3 anos – recomenda-se avaliar a temperatura retal (febre > ou igual 38ºC).
2
Idade > 3 anos – recomenda-se avaliar a temperatura axilar (febre > ou igual 37,6ºC) ou auricular (febre > ou igual a 37,8ºC).
3
Idade > 5 anos – a partir desta idade também pode ser avaliada a temperatura oral (febre > ou igual 37,6ºC).
O objetivo quando damos medicação para baixar a temperatura é baixar, pelo menos, 1ºC, ou seja, se a criança tiver temperatura de 39ºC, quando damos medicação é normal que baixe para 38ºC, não sendo sinal de alarme.
Quando devemos ir a uma unidade de saúde? Devemos fazê-lo se:
1
A idade da vítima for menor do que 3 meses.
2
A duração da febre for igual ou superior a cinco dias.
3
A febre persistir após 48h-72h, depois do início dos antibióticos.
4
A febre não ceder aos antipiréticos.
5
Houver alteração do comportamento, como choro inconsolável, irritabilidade, agitação excessiva, face e olhar de sofrimento, sonolência anormal e dificuldade em acordar e desinteresse pela brincadeira.
6
Houver presença de convulsões.
Na maior parte das vezes é uma condição que não representa risco de vida ou sequelas. Contudo, deve ser vigiada e controlada para que não evolua para situações que podem representar risco. Os valores de temperatura corporal considerados normais oscilam entre os 36º C e os 37,5ºC e variam ao longo do dia . Considera-se febre, se a temperatura corporal estiver acima deste intervalo de valores.
Habitualmente sentimos calafrios, frio e tremores, quando a temperatura está a subir. Pelo contrário, quando a temperatura começa a baixar, começamos a transpirar.